Normas para Suplemento


Suplemento da RAMB - Normas para publicação

 

A RAMB tem uma política de publicação de Suplementos às edições da revista. Suplemento é definido por uma publicação fora do corpo principal da Revista, com capa e patrocínio independentes, geralmente dentro de um tema específico. Os Suplementos devem obter financiamento específico e tem por objetivo novos desenvolvimentos tecnológicos, educação médica, troca de informação sobre pesquisa, cooperação entre entidades acadêmicas e empresariais e sumário de relevantes avanços de pesquisa médica. Os Suplementos serão disponíveis apenas por acesso eletrônico (somente no site da RAMB-www.ramb.org.br). Conforme o conteúdo, o Suplemento da RAMB pode ser incluído nas seguintes categorias de contribuições científicas:

  • Anais ou resumos de trabalhos aprovados em Congressos Científicos de sociedades médicas reconhecidas pela AMB.
  • Mesas Redondas, Seminários ou Fóruns Científicos sobre algum tema específico dentro da área médica de sociedades médicas reconhecidas pela AMB ou de faculdades de medicina reconhecidas pelo MEC.
  • Artigos de revisão que tratam de questões ou tópicos relacionados.

A publicação de um Suplemento tem duas etapas: aprovação pelo Conselho Editorial da RAMB e produção e publicação dos textos. As duas etapas incluem financiamentos e acordos entre as organizações envolvidas: a RAMB, Sociedades Médicas de Especialidade ou empresas/entidades financiadoras. São consideradas condições indispensáveis para elaboração do Suplemento da RAMB:

  1. As fontes de financiamento deverão ser claramente citadas e colocados em lugar de destaque no suplemento, de preferência em cada página.
  2. Nos suplementos, a publicidade deve obedecer às mesmas diretrizes que aquelas do restante da revista.
  3. Publicação subseqüente em Suplementos (reedição de trabalhos previamente publicados alhures) deverá estar claramente identificada pela citação do trabalho original.
  4. Os suplementos não podem publicar reedições de resultados de pesquisa. A reedição de diretrizes ou de material de interesse público, entretanto, poderá ser oportuna.
  5. À exceção dos resumos e anais de Congressos, as demais categorias de Suplementos deverão conter o Documento "Declaração de Potencial Conflito de Interesses" preenchido e anexado.

 

Orientações aos autores para "Declaração de Potencial Conflito de Interesses"

Há um potencial interesse conflitante quando o julgamento profissional referente a um interesse principal (tal como o bem-estar dos pacientes ou a validade de uma pesquisa) possa ser influenciado por um interesse secundário (tal como um ganho financeiro ou uma rivalidade pessoal). Isso poderá acontecer quando os autores de um artigo tenham alguma relação com os agentes financiadores que poderia – possivelmente sem que eles saibam – influenciar a interpretação de seus resultados ou dos de outros.

Para tomar a melhor decisão sobre como lidar com um artigo, A RAMB deve ter ciência de qualquer potencial interesse conflitante que os autores possam ter. A Declaração de um potencial interesse conflitante não significa que o conflito necessariamente existe. Por outro lado, é o bom senso do leitor, munido desta informação, que poderá decidir se houve ou não conflito que poderia ter influenciado suas conclusões. Por estas razões, por favor responda às perguntas seguintes (todos os autores devem responder) em folhas separadas.

1 – Nos últimos cinco anos você aceitou o que segue, de uma organização que possa de alguma forma se beneficiar ou ser financeiramente prejudicada pelos resultados de seu estudo ou das conclusões de sua revisão, editorial ou carta?

a) Reembolso por comparecimento a simpósio?
Sim ( ) Não ( )

b) Honorários por apresentação, conferência ou palestra?
Sim ( ) Não ( )

c) Honorários para organizar atividade de ensino?
Sim ( ) Não ( )

d) Financiamento para realização de pesquisa?
Sim ( ) Não ( )

e) Recursos ou apoio financeiro para membro da equipe?
Sim ( ) Não ( )

f) Honorários para consultoria?
Sim ( ) Não ( )

2 - Durante os últimos cinco anos você foi empregado por uma organização que possa de alguma forma se beneficiar ou ser financeiramente prejudicada pelos resultados de seu estudo ou das conclusões de seu artigo?
Sim ( ) Não ( )

3 - Você possui apólices ou ações em uma organização que possa de alguma forma se beneficiar ou ser financeiramente prejudicada pelos resultados de seu estudo ou das conclusões de seu artigo?
Sim ( ) Não ( )

4 - Você atuou como perito judicial sobre o assunto de seu artigo?
Sim ( ) Não ( )

5 - Você tem alguns outros interesses financeiros conflitantes? Se for o caso, por favor, especifique.
Sim ( ) Não ( )

Especifique:________________________________________________

 

Caso você tenha respondido "sim" a qualquer uma das cinco perguntas acima, nós consideramos que você possa ter algum potencial interesse conflitante o qual deve ser declarado. Por favor, redija uma declaração a ser publicada com o artigo. Por exemplo: Interesses conflitantes: "Autor 1" foi reembolsado por Produtos Shangri La, fabricante de elixires, pelo comparecimento a várias conferências. "Autora 2" foi paga por Produtos Shangri La para coordenar programas educativos e seu registro de pesquisa foi pago pela empresa. "Autor 3" possui ações da empresa.

Caso você não tenha respondido "sim" a qualquer uma das cinco perguntas acima, nós iremos publicar: "Potenciais Interesses Conflitantes dos Autores: nenhum foi declarado" (Veja, porém, o próximo parágrafo).

Estamos nos restringindo a perguntar diretamente sobre potenciais interesses financeiros conflitantes, porém você poderá revelar outro tipo de potencial interesse conflitante que poderia lhe importunar, caso ficasse amplamente conhecido após a publicação. A lista abaixo traz alguns exemplos:

  1. Um relacionamento íntimo com ou uma forte antipatia por uma pessoa cujos interesses possam ser afetados pela publicação de seu artigo.
  2. Uma ligação ou rivalidade acadêmica com alguém cujos interesses possam ser afetados pela publicação de seu artigo.
  3. Uma profunda convicção pessoal ou religiosa que poderia ter comprometido o que você escreveu e que deveria ser do conhecimento dos leitores quando lessem seu artigo.
  4. Participação em partido político, organização não-governamental ou outro grupo de interesse que possa ter influenciado as conclusões do seu artigo?

Caso você queira declarar tal potencial interesse conflitante, então, por favor, acrescente-o à sua declaração.